Facetas do Livro Didático

Facetas do Livro Didático
UGA College of Ag & Environmental Sciences - OCCS / Flickr
Publicado dia 3/03/2016 em Artigos


Alguns objetos parecem presença óbvia na sala de aula: lousa, carteiras, lápis e … livros.

Essas obviedades não precisariam estar ali, uma vez que o ensino e a aprendizagem acontecem sem essas facilidades.

Ocasionalmente o Livro Didático vira protagonista, como no mundo mágico de Harry Potter, onde J. K. Rowling cria um livro sobre “monstros” que é um monstro em si, capaz de atacar o protagonista … Rowling valoriza livros, colocando-os em diversas ocasiões como fonte de mistérios ou de desvendá-los.

Diferentes “magias” do livro didático são exploradas em análises acadêmicas, como ser uma mercadoria (interesse monetário de editoras), ser objeto pesado (quando carregamos vários), ser registro de práticas escolares passadas (há um interessante trabalho que analisa as disciplinas do Colégio Dom Pedro II no século XIX por meio de livros ali adotados), ser veículo de ideologias etc.

Ele é uma fonte de mistérios (ou de desvendá-los) para o mundo acadêmico também!

Um livro não é didático por si. Diferentemente do livro “monstro” de Rowling, ele não tem a propriedade de obrigar alguém a aprender, mas o uso escolar que se faz dele pode torná-lo bastante importante (ou um estorvo).

Muitas vezes essas obras “traduzem” para a prática escolar as tendências pedagógicas, seja em livros comerciais ou em projetos, como os nacionais GREF, PEF, FAI ou os americanos PSSC, BSCS.

O problema reside em quem usa quem … O livro é usado pelo professor quando ele se permite reinventar sequências e ampliar potencialidades. Mas o professor pode também “ser usado”, quando o toma como manual inquestionável ou apenas listas de exercícios (por isso o livro didático já foi chamado de “muleta pedagógica”).

Faz muita diferença a formação do professor e sua permanente qualificação para tais usos, que poderíamos traduzir entre os perfis de “professor” (que consegue usar o livro valorizando o ensino-aprendizagem) e de “dador de aula” (que é aquele profissional que se torna “porta-voz” do livro).

Como tudo em Educação, essa não é uma questão simples.

Convivendo com atividades de ensino impressiona muito um mistério: por que, mesmo depois de muitos anos escolares, os estudantes (seja em que nível for de ensino!) não conseguem ler o livro didático de maneira autônoma? Uma pena! Se soubessem, poderiam enriquecer muito sua formação e inclusive os diálogos e desafios em sala de aula.

Monstro, muleta ou importante instrumento? Qual deles, afinal, é o seu predileto para comemorar o dia do livro didático?

Texto por Eugenio Maria de França Ramos e Bernadete Benetti, professores do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Unesp, Câmpus de Botucatu.


+ Artigos

Nova forma de ensino on-line chega ao Brasil
Nova forma de ensino on-line chega ao Brasil
Baixar livros piratas não é legal. Entenda por quê
Baixar livros piratas não é legal. Entenda por quê
Youtuber Christian Figueiredo lança livro “Eu Fico Loko 3”
Youtuber Christian Figueiredo lança livro “Eu Fico Loko 3”
Livros são ótimos presentes de Natal para crianças
Livros são ótimos presentes de Natal para crianças

5 livros sobre Fidel Castro para você aprender mais sobre história
5 livros sobre Fidel Castro para você aprender mais sobre história
Confira a lista dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2016
Confira a lista dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2016
Livro traz histórias de uma mulher viajando o mundo sozinha
Livro traz histórias de uma mulher viajando o mundo sozinha
Livro “A estratégia das 3 caixas” apresenta método simples para inovar
Livro “A estratégia das 3 caixas” apresenta método simples para inovar

+ Aeromobil

Livro New Interiors – Llorella, Anja – ISBN: 0061139726
Livro New Interiors – Llorella, Anja – ISBN: 0061139726
Livro The Master Of Design – Hesign – ISBN: 9812454268
Livro The Master Of Design – Hesign – ISBN: 9812454268
Livro Strikes – Hyman, Richard – ISBN: 0333473612
Livro Strikes – Hyman, Richard – ISBN: 0333473612
Livro Courage To Act, The: A Memoir Of A Crisis And Its Aftermath – Bernanke, Ben S. – ISBN: 039324721X
Livro Courage To Act, The: A Memoir Of A Crisis And Its Aftermath – Bernanke, Ben S. – ISBN: 039324721X

Livro Psalms – Bullock, C. Hassell – ISBN: 0801091977
Livro Psalms – Bullock, C. Hassell – ISBN: 0801091977
Livro No Ritmo Dos Monges – Grun, Anselm – ISBN: 8535618201
Livro No Ritmo Dos Monges – Grun, Anselm – ISBN: 8535618201
Livro Comercio Internacional, Patentes E Saude Publica – Guise, Monica Steffen – ISBN: 8536215208
Livro Comercio Internacional, Patentes E Saude Publica – Guise, Monica Steffen – ISBN: 8536215208
Livro Probabilidade E Estatistica Na Engenharia – Montgomery, Douglas C. – ISBN: 8521614748
Livro Probabilidade E Estatistica Na Engenharia – Montgomery, Douglas C. – ISBN: 8521614748
Tags:, , , , , , , , , , ,