Livro Freud: a trama dos conceitos – a trama dos conceitos, por Renato Mezan – ISBN: 8527301474

Livro Freud: a trama dos conceitos – a trama dos conceitos, por Renato Mezan – ISBN: 8527301474

Resenha

Por

Renato Mezan me ajudou nesse pensamento freudiano com o livro "Freud: a trama dos conceitos", onde de forma clara expressa com maestria o pensamento da filosofia.

Afinal de contas, "o que é o homem?", no desdobramento desta obra pude compreender, ou ao menos tentar, solucionar essas questões filosóficas, em busca desse tão aclamado pensamento, sempre na procura das respostas para nossas questões.

Sigmund Freud

Sigismund Schlomo Freud (Freiberg in Mähren, 6 de maio de 1856 — Londres, 23 de setembro de 1939), mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista e criador da Psicanálise. Freud nasceu em uma família judaica, em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco. Atualmente a localidade é denominada Příbor, na República Tcheca.

Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos , como o do inconsciente. Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, conhecida como libido, assim como suas técnicas terapêuticas. Sua obra fez surgir uma nova compreensão do ser humano: um animal dotado de razão imperfeita influenciado por seus desejos e sentimentos que cria na mente destes um tormento pela contradição entre esses impulsos e a vida em sociedade tinha uma visão biopsicossocial do ser humano. Fatos como a descrição de pacientes curados através do diálogo por Josef Breuer e a morte do colega Ernst von Fleischl-Marxow por overdose do antidepressivo da época, a cocaína, levou-o ao abandono das técnicas de hipnose e drogas para utilizar uma nova metodologia: a cura pela conversa, a Psicanálise, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação, como vias de acesso ao inconsciente.

Suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas ideias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico. No entanto sua teoria é de grande influência para psicologia atual.

Renato Mezan

Renato Mezan é um psicanalista brasileiro, autor de diversos livros na área. É professor titular da PUC-SP e articulista do jornal Folha de S.Paulo, coordenador editorial da Revista Percurso. Dentre suas obras destacam-se Freud - A Trama dos Conceitos (editora Perspectiva), Freud, Pensador da Cultura (Companhia das Letras, 2006 - publicado originalmente em 1985), Escrever a Clínica, Tempo de Muda, "Figuras da Teoria Psicanalítica (Casa do Psicólogo, 2010), "Intervenções" (Casa do Psicólogo, 2011).

Você já leu o livro Freud - A Trama Dos Conceitos? Deixe seu comentário:

Livro Freud – A Trama Dos Conceitos – Mezan, Renato – ISBN: 8527301474 para você comprar em loja virtual. Confira preço, ofertas e descontos.

Este livro apresenta a leitura de Freud feita por Renato Mezan. O texto busca desvendar a articulação interna das noções freudianas e o modo de engendramento destas, bem como suas relações recíprocas.

A Trama dos Conceitos é uma obra que já se tornou indispensável na bibliografia, em língua portuguesa, sobre o criador da psicanálise, como indica o próprio fato de ser esta a 4ª edição da obra. A contribuição desta leitura feita por Renato Mezan, na medida em que busca desvendar a articulação interna das noções freudianas e o modo de engendramento destas, bem como suas relações recíprocas, insere-se nas tendências mais avançadas da moderna exegese da elaboração teórica de Freud.

  • Origem:  NACIONAL
  • Editora:  PERSPECTIVA
  • Coleção:  ESTUDOS, 81
  • Idioma:  PORTUGUÊS
  • Edição:  5
  • Ano:  2013
  • País de Produção: Brazil
  • Código de Barras:  9788527301473
  • ISBN:  8527301474
  • Encadernação:  BROCHURA
  • Altura: 22.50 cm
  • Largura: 12.50 cm
  • Comprimento: 2.10 cm
  • Peso: 00.41 kg
  • Complemento:  NENHUM
  • Nº de Páginas:  376

ISBN: 8527301474

+ Psicologia

Livro Edipo – Dethlefsen, Thorwald – ISBN: 8531613965
Livro Edipo – Dethlefsen, Thorwald – ISBN: 8531613965
Livro A Obesidade "não Toda" Ou Quando A Gordura Fala – Roizman, Daniel Hamer – ISBN: 8571374058
Livro A Obesidade "não Toda" Ou Quando A Gordura Fala – Roizman, Daniel Hamer – ISBN: 8571374058
Livro 9 Liçoes Sobre Arte E Psicanalise – Nasio, J D – ISBN: 8537816663
Livro 9 Liçoes Sobre Arte E Psicanalise – Nasio, J D – ISBN: 8537816663
Livro Retorno Do Pendulo, O – Sobre A Psicanalise E O – Dessal, Gustavo – ISBN: 8537816639
Livro Retorno Do Pendulo, O – Sobre A Psicanalise E O – Dessal, Gustavo – ISBN: 8537816639

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,