Livro Inferno – Uma Nova Aventura de Robert Langdon, por Dan Brown – ISBN: 8580411521

Livro Inferno – Uma Nova Aventura de Robert Langdon, por Dan Brown – ISBN: 8580411521

Resenha

Por

Esse livro começa assim, com um super professor (adoraria ter essas aulas), o Robert Langdon, ele domina simbologia e iconografia religiosa e da aulas em Harvard. Só que ele acorda em Floreça, num hospital e está meio desorientado porque tomou um tiro na cabeça. Mas não faz a mínima ideia de quem poderia ter feito isso, ou porque, só entende que sua vida está por um fio quando uma retardada atira em sua direção dentro do hospital.

O professor é um tanto passivo, ele incomoda não pelas atitudes, pensamento... mas simplesmente pela sua existência. Ele simplesmente é um símbolo e, devemos aceitar e nos importar com ele. (achei isso meio forçado, mas ok.. vamos continuar...)

A médica, também uma personagem meio conhecida (a gata fantástica de todos os seus livro) que estava atendendo o professor no hospital, ajudou ele a fugir e chegando na casa dela (um apartamento) a super caçada inicia junto com o desenrolar de tudo. Só me deparei com um problema até ai... os livros de Dan Brown sofrem com muita, mas muita previsibilidade mesmo, sendo em seus personagens ou tipo o homem mau que quer acabar com o mundo. Ai eu decobri que, na verdade, o professor Robert não passa de um tonto cabeçudo (se é que posso ser sincero) - dai me que vejo desistindo das aulas... a querida médica (Sienna - não havia dito o nome dela antes), tem uma inteligencia 'a mais', tipo seu QI altíssimo (era pra ser um mito - mas ela não faz nada de mais - decepção!). Daí ambos começam a fazer com que a história aconteça explicando o porque de ter homens de preto querendo matar o porfessor e que o que ele estaria fazendo em Florença. Robert tinha também um objeto misterioso quando deu entrada no hospital e por estar com amnésia não tinha ideia do motivo das visões que tinha nem das palavras que chegou 'falando' no hospital. Mas dá pra ir entendendo conforme vai desenrolando toda a história.

E, como é de se prever, assim é como as coisas funcionam, de pista em pista vamos conhecendo a história, artes e uma imensa viagem literária. Confesso que não esperava um melodrama, só mesmo alguma coisa de 'fora da caixa'. Mas assim, como previsto também, o conheimento foi grande porque o livro está cheio de detalhes e lugares históricos que éimprescindível fazer algumas buscas.

Sem receio, é que Inferno tem mesmo o roteiro raso, e as longas descrições me fizeram perder o ritmo e senso sequencial da história. Só que ele também trouxe algo interessante e ao mesmo tempo delicado, o crescimento frenético da população mundial. E o vilão que é o cientista brilhante, fã e seguidor da obra A Divina Comédia de Dante Alighieri porém completamente obcecado e radical, que inventa “a solução” para esse o problema da superpopulação mundial. Daí que o professor Langdon, usa pra valer seu conhecimento desvendando as maluquices deste 'gênio'. A sequência da obra têm uma estrutura desdobrada em quatro partes: o professor Robert Langdon desvenda a pista interpretada; daí ele encontra a resposta; os capangas do cientista maluco entram em cena e forçam o professor Langdon e sua misteriosa cúmplice Sienna Brooks fogem para salvar suas vidas; e, por último... finalmente, eles conseguem escapar - CLARO.

Mas digo mais uma coisa aqui, mesmo que o livro seja meio cansativo, principalmente ao início por ser (muuuuito) detalhado, a história se faz também muito envolvente e extremamente interessante. Nos faz refletir e pensar em certas coisas, na ideia do transumanista (filosofia emergente que analisa e incentiva o uso da ciência e da tecnologia), mesmo sendo meio radical e talvez dramatico demais, fora da realidade.

Com os capítulos curtos, deu pra ler continuamente (devo dizer que não tive nenhuma vontade de parar até a trama acabar - mas estou aqui pra dividir pra geral uns pontos bacanas e outros não e também dizer que fica sim uma vontade de quero mais, assim... só pra saber como que tudo ficou depois de tanta coisa... UFA!).

Quanto ao filme, antes que pense nisso, foi estrelado por Tom Hanks como professor Langdon e Felicity Jones no papel da médica súper inteligente - Dra. Sienna. Ele estreia em outubro deste ano. Mas ressalto que não achei nada de EXTRA... podemos assistir milhares de vídeos por ai afora com qualidade extremamente altíssima, lugares que desejamos estar, é tão imersivo quanto qualquer livro. Esse tipo de livro parece bem previsível para mim, e a minha ideia de um bom livro é manter o leitor entretido. Sim! Mas nem sempre “o mesmo naipe funciona para um leitor que tem coragem em entrar em outras janelas”.

Masss, Brown está se superando... tanto na prosa quanto na estruturação de histórias. A próxima tem qual endereço? Oriente talvez?

+Dan Brown

Dan Brown é um escritor norte-americano. Seu primeiro livro, Fortaleza Digital, foi publicado em 1998 nos Estados Unidos.

  • Capa
  • Introdução
  • Sinopse
  • Leitura
  • História
  • Final
  • Papel
Total Geral
Excelente 4,3

Você já leu o livro Inferno? Deixe seu comentário:

Onde Comprar o livro Inferno – Brown, Dan – ISBN: 8580411521. Veja em loja online o preço deste livro.

No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado em uma das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história – O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, Langdon luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o arrasta para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo o sombrio poema de Dante, Langdon mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

    • Tradutor: ABREU, FERNANDA
    • Origem:  NACIONAL
    • Editora: ARQUEIRO
    • Idioma:  PORTUGUÊS
    • Edição:  1
    • Assunto: Suspenses
    • Idioma: PORTUGUÊS
    • Ano:  2013
    • País de Produção: Brazil
    • Código de Barras:  9788580411522
    • ISBN:  8580411521
    • Encadernação:  BROCHURA
    • Altura: 23.00 cm
    • Largura: 16.00 cm
    • Peso: 0.51 kg
    • Complemento:  NENHUM
    • Nº de Páginas:  448

Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em “O Código Da Vinci”, “Anjos e Demônios” e “O Símbolo Perdido” e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento.

ISBN: 8580411521

+ Literatura Estrangeira

Livro O Inquisidor – Jinks, Catherine – ISBN: 8572449981
Livro O Inquisidor – Jinks, Catherine – ISBN: 8572449981
Livro A Historia Secreta De Twin Peaks – Frost, Mark – ISBN: 8535928871
Livro A Historia Secreta De Twin Peaks – Frost, Mark – ISBN: 8535928871
Livro Box Biblioteca Hogwarts – Rowling, J. K. – ISBN: 8532515703
Livro Box Biblioteca Hogwarts – Rowling, J. K. – ISBN: 8532515703
Livro A Zona Morta – King, Stephen – ISBN: 8556510337
Livro A Zona Morta – King, Stephen – ISBN: 8556510337

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,