9 livros para você aprender mais sobre a política

9 livros para você aprender mais sobre a política
Rovena Rosa/Agência Brasil
Publicado dia 5/04/2016 em Artigos


A crise política do Brasil fez muita gente se interessar mais sobre a nossa posição econômica e social, sem perder o contexto histórico. Por isso selecionamos uma lista de livros para quem quer entnder mais sobre política:

O Livro da Política

O Livro da Política

O Livro da Política

A publicação mostra os conceitos que moldam a arte da política, compreendida aqui não só como o jogo disputado nos gabinetes do poder representativo, mas sobretudo como atividade inerentemente humana. Uma prática que, desde a antiguidade da China e da Grécia, leva os homens a desenvolverem ideias essenciais para reconhecer a primazia do bem coletivo sobre o anseio individual. Seu lançamento pela Globo Livros coincide com o rescaldo das manifestações populares que varreram o Brasil em 2013, as quais desencadearam, entre outras reações, a iniciativa de uma ampla reforma no sistema político nacional.

Brasil: Uma Biografia

Brasil: Uma Biografia

Brasil: Uma Biografia

Aliando texto acessível, vasta documentação original e rica iconografia, Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling propõem uma nova (e pouco convencional) história do Brasil. Nessa travessia de mais de quinhentos anos, se debruçam não somente sobre a ‘grande história’ mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes subvertendo as datas e eventos consagrados pela tradição). No fundo da cena, mantêm ainda diálogo constante com aqueles autores que, antes delas, se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil. A história que surge dessas páginas é a de um longo processo de embates e avanços sociais inconclusos, em que a construção falhada da cidadania, a herança contraditória da mestiçagem e a violência aparecem como traços persistentes. Diverso e plural como o Brasil, o livro tem dez capas com diferentes combinações de cor.

Diários da Presidência

Diários da Presidência

Diários da Presidência

A articulação política para a formação do governo. O necessário convívio com o fisiologismo. As intrigas palacianas. Os atritos com o Congresso. A negociação com os setores retrógrados. A reforma do Estado. A solidão. Durante seus dois mandatos como Presidente da República (a primeira entrada data de 25 de dezembro de 1994, quando o presidente eleito mas não empossado reflete sobre a composição do ministério), Fernando Henrique Cardoso manteve o hábito quase semanal de registrar, num gravador, o dia a dia do poder. Os diários têm a franqueza das confissões deixadas à posteridade – como de fato era a intenção original do autor. Neles transparecem as hesitações do cotidiano, os julgamentos duros de amigos próximos, os pontos de vista que mudam com os fatos, as afinidades que se criam e as que arrefecem. Para o leitor, são não só uma janela aberta para a intimidade do poder como uma ferramenta valiosa para a compreensão do Brasil contemporâneo. Os registros orais de FHC foram transcritos por Danielle Ardaillon, curadora do acervo da Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso, revistos pelo autor e pela editora, e serão organizados em quatro volumes bianuais (1995/6; 1997/8; 1999/2000; 2001/2). Os dois primeiros anos compreendem quase noventa horas de gravação, decupadas a partir de 44 fitas cassete, que renderam mais de novecentas páginas.

Esquerda Caviar

Esquerda Caviar

Esquerda Caviar

O livro é sobre aquilo que tradicionalmente se chamou de ‘esquerda festiva’ – que o autor atualiza e renomeia para ‘esquerda caviar’ – e trata da associação histórica entre ícones da cultura (Chico Buarque, por exemplo) e líderes autoritários/populistas (Fidel, Hugo Chavez); entre elite econômica (George Soros) e causas politicamente corretas (meio ambiente, aquecimento global). Embora escorado em ampla bibliografia e em evidente estudo, o livro tem um caráter essencial de provocação e de chamada à discussão.

PT das Lutas Sociais ao PT do Poder

PT das Lutas Sociais ao PT do Poder

PT das Lutas Sociais ao PT do Poder

O PT se apresentava como um partido que lutava nas ruas e nas portas das fábricas, nas igrejas e nas universidades pregando ética e justiça social. No que ele se transformou após mais de uma década de exercício contínuo de poder? O livro vai desvendando o PT por meio de textos que acompanham a trajetória do partido, do início aos dias de hoje.

Política – Para Não Ser Idiota

Política – Para Não Ser Idiota

Política – Para Não Ser Idiota

Este livro apresenta um debate sobre os rumos da política na sociedade. São abordados temas como a participação na vida pública, o embate entre liberdade pessoal e bem comum, os vieses de escolhas e constrangimentos, o descaso dos mais jovens em relação à democracia, a importância da ecocidadania. Além dessas questões, são apontadas ações indispensáveis como o trabalho com política na escola, o papel da educação nesse campo, como desenvolver habilidades de solução de conflitos e de construção de consensos.

A Tolice da Inteligência Brasileira

A Tolice Da Inteligência Brasileira

A Tolice Da Inteligência Brasileira

Todos os dias indivíduos normalmente inteligentes e classes sociais inteiras são feitos de tolos para que a reprodução de privilégios injustos seja eternizada entre nós. Para enxergar com clareza nosso real lugar no mundo, é fundamental compreender como nossa elite intelectual submissa à elite do dinheiro construiu uma imagem distorcida do Brasil de modo a disfarçar todo tipo de privilégio injusto. Os poucos que hoje controlam tudo precisam desse “exército de intelectuais” do mesmo modo como os coronéis do passado precisavam de seu pequeno exército de cangaceiros. Com uma abordagem teórica e histórica inédita, este livro oferece um caminho para devolver ao brasileiro a possibilidade de compreender as reais contradições de sua sociedade.

Cartas a Lula – O Jornal Particular do Presidente e Sua Influência no Governo do Brasil

Cartas a Lula

Cartas a Lula

Cartas a Lula reúne uma seleção dos textos produzidos entre os anos 2003 e 2006, período em que Bernardo Kucinski atuou como assessor especial de Comunicação da Presidência da República, no primeiro mandato do presidente Lula. Escritos diariamente, impressos, guardados em envelopes e entregues ao presidente na primeira hora do dia, os informativos – publicados pela primeira vez – comentavam de forma direta e crítica os principais temas veiculados na mídia e que viriam a ser decisivos na vida do Brasil e dos brasileiros. A criação do Fome Zero, os embates em torno do salário mínimo, a Crise dos Correios e o estouro do escândalo do Mensalão são alguns dos episódios narrados de forma inédita que apresentam um panorama dos principais temas veiculados na mídia nacional e internacional e revelam as decisões e posições adotadas pelo presidente.

Minha Vida Com Meu Pai, Leonel Brizola

Minha Vida Com Meu Pai, Leonel Brizola

Minha Vida Com Meu Pai, Leonel Brizola

Minha vida com meu pai, Leonel Brizola conta em detalhes a vida de Leonel Brizola sob o ponto de vista de seu filho, João Otávio. Não é uma daquelas biografias chapa branca , onde sobram elogios. Da forma mais imparcial possível, João revela como era o seu pai no cotidiano. Não perde tempo enumerando suas grandes obras e conquistas – embora tenha orgulho delas. Afinal, o gaúcho foi o único político a se eleger governador por dois estados diferentes- Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Amado por muitos, odiado por outros, ele é considerado o herdeiro político de dois ex-presidentes do Brasil, Getúlio Vargas e João Goulart. Filho de camponeses pobres dos pampas, Brizola formou-se em engenharia, casou com Neuza Goulart, irmã do ex-presidente, e teve Getúlio como um de seus padrinhos. João Otávio lembra como foram os primeiros anos do pai como político, esmiuçando momentos marcantes como o suicídio de Getúlio e o movimento legalista, liderado por Brizola para empossar Jango na presidência após a renúncia de Jânio Quadros. Íntimo tanto do pai quanto do tio, como nenhum de seus irmãos ou dos filhos de Jango foi, João narra em detalhes os questionamentos que um fazia ao outro. Em especial, conta como foi o golpe militar de 1964 e a tentativa de Brizola, barrada pelo próprio Jango, de retomar o movimento legalista para manter o presidente/cunhado no poder. Emocionante também são os quinze anos da família no exílio, onde, mesmo estando longe de tudo, Brizola continuava ausente da vida dos filhos, sempre pensando em política. A volta ao Brasil, a criação do PDT, o governo no Rio, a candidatura à presidência e a relação com a família Marinho são outros pontos fortes deste livro. Mais do que uma biografia, tem-se um retrato dos últimos sessenta anos do país.


+ Artigos

Nova forma de ensino on-line chega ao Brasil
Nova forma de ensino on-line chega ao Brasil
Baixar livros piratas não é legal. Entenda por quê
Baixar livros piratas não é legal. Entenda por quê
Youtuber Christian Figueiredo lança livro “Eu Fico Loko 3”
Youtuber Christian Figueiredo lança livro “Eu Fico Loko 3”
Livros são ótimos presentes de Natal para crianças
Livros são ótimos presentes de Natal para crianças

5 livros sobre Fidel Castro para você aprender mais sobre história
5 livros sobre Fidel Castro para você aprender mais sobre história
Confira a lista dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2016
Confira a lista dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2016
Livro traz histórias de uma mulher viajando o mundo sozinha
Livro traz histórias de uma mulher viajando o mundo sozinha
Livro “A estratégia das 3 caixas” apresenta método simples para inovar
Livro “A estratégia das 3 caixas” apresenta método simples para inovar

+ Aeromobil

Livro Dokumentation Und Leitlinienkonkurrenz – Die – ISBN: 3540465650
Livro Dokumentation Und Leitlinienkonkurrenz – Die – ISBN: 3540465650
Livro Congenital And Other Related Infectious Diseases O – Mushahwar, Isa – ISBN: 0444520732
Livro Congenital And Other Related Infectious Diseases O – Mushahwar, Isa – ISBN: 0444520732
Livro Geraud De Cordemoy – Nadler, Steven – ISBN: 0198713312
Livro Geraud De Cordemoy – Nadler, Steven – ISBN: 0198713312
Livro Os 7 Passos Para O Melhor Relacionamento Bancario – Blanco, Fernando – ISBN: 850212627X
Livro Os 7 Passos Para O Melhor Relacionamento Bancario – Blanco, Fernando – ISBN: 850212627X

Livro Inside The Grass Hut – Leighton, Taigen Dan – ISBN: 1614291217
Livro Inside The Grass Hut – Leighton, Taigen Dan – ISBN: 1614291217
Livro Instant Happy Journal – Salmansohn, Karen – ISBN: 160774824X
Livro Instant Happy Journal – Salmansohn, Karen – ISBN: 160774824X
Livro Loves Gamble – Taylor, Theodora – ISBN: 0373864124
Livro Loves Gamble – Taylor, Theodora – ISBN: 0373864124
Livro Origami For Children With Paper Pack – Ono, Mari – ISBN: 1906525803
Livro Origami For Children With Paper Pack – Ono, Mari – ISBN: 1906525803
Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,