Livro Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo, por Carl Gustav Jung – ISBN: 8532623549

Livro Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo, por Carl Gustav Jung – ISBN: 8532623549

Resenha

Por

No livro "Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo" C. G. Jung encontrei um texto muito esclarecedor no que se trata ao entendimento da consciência humana dentro de uma sociedade.

Inconsciente Cole(c)tivo, segundo o conceito de psicologia analítica criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, é a camada mais profunda da psique. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos.

O entendimento desta área pode nos trazer sucesso no desenvolvimento da percepção de manifestações que afetam um certo grupo específico de pessoas.

Carl Gustav Jung

Carl Gustav Jung ( /ˈjʊŋ/; Kesswil, 26 de julho de 1875 — Küsnacht, 6 de junho de 1961) foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos e o inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia e no estudo da religião, literatura e áreas afins.

O conceito central da psicologia analítica é a individuação - o processo psicológico de integração dos opostos, incluindo o consciente com o inconsciente, mantendo a sua autonomia relativa. Jung considerou a individuação como o processo central do desenvolvimento humano.

Ele criou alguns dos melhores conceitos psicológicos conhecidos, incluindo o arquétipo, o inconsciente coletivo, o complexo, e a sincronicidade. A classificação tipológica de Myers Briggs (MBTI), um instrumento popular psicométrico, foi desenvolvido a partir de suas teorias.

Via a psique humana como "de natureza religiosa", e fez esta religiosidade o foco de suas explorações. Ele é um dos maiores colaboradores contemporâneos conhecidos para análise de sonhos e simbolização. Embora exercesse sua profissão como médico e se considerasse um cientista, muito do trabalho de sua vida foi passado a explorar áreas tangenciais, incluindo a filosofia oriental e ocidental, alquimia, astrologia e sociologia, bem como a literatura e as artes. Seu interesse pela filosofia e ocultismo levaram muitos a vê-lo como um místico.

Você já leu o livro Os Arquetipos E O Inconsciente Coletivo? Deixe seu comentário:

Confira o resumo do Livro Os Arquetipos E O Inconsciente Coletivo – Jung, Carl Gustav – ISBN: 8532623549 e veja onde comprar em loja online.

Este volume contém trabalhos dos anos 1933-1955 relacionado aos arquétipos e o inconsciente coletivo. Os três primeiros capítulos são fundamentações teóricas. O livro continua descrevendo arquétipos específicos, um estudo sobre a relação deles com o processo de individualização, bem como trabalhos com material tirado da prática psicoterapêutica do autor.

  • Origem:  NACIONAL
  • Editora:  VOZES
  • Coleção:  OBRAS COMPLETAS DE CARL GUSTAV JUNG IX/1
  • Idioma:  PORTUGUÊS
  • Edição:  7
  • Ano:  2011
  • País de Produção: Brazil
  • Código de Barras:  9788532623546
  • ISBN:  8532623549
  • Encadernação:  BROCHURA
  • Altura: 21.00 cm
  • Largura: 14.00 cm
  • Peso: 00.54 kg
  • Complemento:  NENHUM
  • Nº de Páginas:  458

A noção de arquétipo e seu correlato, o conceito de inconsciente coletivo, fazem parte das teorias mais conhecidas de CG. JUNG. É possível retraçar suas origens até as publicações mais antigas, como a dissertação médica “Sobre a psicologia e psicopatologia dos fenômenos chamados ocultos” (1902), em que descreve as fantasias de um jovem médium histérico e procura analisar suas possíveis causas subjetivas. Indicações dos conceitos encontram-se em vários de seus escritos subsequentes; aos poucos cristalizam-se, a título experimental, as primeiras definições que são formuladas de modo sempre novo, até surgir um ceme teórico mais estável (no sentido original da palavra “concepção”). A primeira parte do volume IX – dividido em dois tomos – consiste de trabalhos, publicados entre 1933 e 1955, que esboçam e aperfeiçoam os dois conceitos. O volume é introduzido por três ensaios que poderíamos considerar como lançamento teórico da pedra fundamental: “Sobre os arquétipos do inconsciente coletivo”, fruto de uma conferência na reunião Eranos de 1933; “O conceito de inconsciente coletivo”, também um texío de conferência (1936), que teve de ser traduzido do inglês; e “Sobre o arquétipo com referência especial ao conceito de anima”, publicado pela primeira vez em 1936. Seguem publicações que descrevem arquétipos específicos como o da mãe, do renascimento, da ciiança divina, de Core (a donzela), depois o motivo do espírito como aparece em incontáveis variantes dos contos populares e a figura do chamado Trickster. Finalmente estuda a relação dos arquétipos com o processo de individuação, uma vez de modo teórico no ensaio “Consciência, inconsciente e individuaçào” (1939), outra vez de modo prático, isto é, aplicado a um processo particular de individuação, como se vê num trabalho analítico de JUNG, baseado numa série impressionante de quadros.

ISBN: 8532623549

+ Psicologia

Livro Edipo – Dethlefsen, Thorwald – ISBN: 8531613965
Livro Edipo – Dethlefsen, Thorwald – ISBN: 8531613965
Livro A Obesidade "não Toda" Ou Quando A Gordura Fala – Roizman, Daniel Hamer – ISBN: 8571374058
Livro A Obesidade "não Toda" Ou Quando A Gordura Fala – Roizman, Daniel Hamer – ISBN: 8571374058
Livro 9 Liçoes Sobre Arte E Psicanalise – Nasio, J D – ISBN: 8537816663
Livro 9 Liçoes Sobre Arte E Psicanalise – Nasio, J D – ISBN: 8537816663
Livro Retorno Do Pendulo, O – Sobre A Psicanalise E O – Dessal, Gustavo – ISBN: 8537816639
Livro Retorno Do Pendulo, O – Sobre A Psicanalise E O – Dessal, Gustavo – ISBN: 8537816639

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,